Vagalumes emitem luz, mas não clareiam

20170415_092924-01

Tales de Mileto (600 a.C), filósofo grego, dizia que é feliz “quem tem corpo são e forte, boa sorte e alma formada”. Essa é uma das definições de felicidade mais antigas que se tem registro e nota-se nela já um certo desejo de definir felicidade através do equilíbrio entre corpo e alma. Em 1989, Julián Marías, no livro “A felicidade humana” aponta a ausência da reflexão filosófica sobre a felicidade no mundo contemporâneo como um sintoma de que esse mesmo mundo anda muito infeliz, ou desequilibrado.

Feliz esse mundo não anda mesmo. Apesar de muitas vezes serem mais sensacionalistas que reais, as manchetes retratam a “alma” do mundo. Na esfera geral, países egoístas brigam pelo poder. Empresas egoístas brigam pelo poder. E pessoas egoístas brigam por interesses individuais e poder, e todos acham que vão ser mais felizes assim, sozinhos.

Outras pessoas confundem felicidade com humor e acham que são mais felizes porque riem muito, gargalham vendo shows de standup comedy na internet, pegadinhas no Youtube, filmes “pastelão” no Netflix… infelizmente, nem tudo que faz rir nos faz mais feliz.

Para piorar a triste realidade da felicidade de hoje, algumas coisas que ainda fazem rir, na verdade, fazem um mal danado. Piadas de mal gosto, machistas, homofóbicas, racistas, não conversam com o mundo atual e ainda cegam as pessoas para uma realidade bonita que existe e que pode, de fato, nos dar mais felicidade: a riqueza da pluralidade.

É difícil compreender felicidade quando a vida desequilibra. Quando você perde o emprego, por exemplo, é muito fácil dizer que felicidade seria arrumar um novo emprego. Porque com emprego você tem dinheiro, paga as contas, se diverte, assiste vídeos no Netflix, pegadinhas na internet e ri. Mas lampejos de alegria são como os vagalumes: emitem luz, mas não clareiam.

Não sou filósofo, psicólogo ou um pesquisador sobre a felicidade, mas faz tempo que busco entender a minha. Digo isso num completo achismo experimental de que felicidade não é um lugar, é um caminho. Na minha recente busca pela felicidade, a jornada é a verdadeira felicidade, uma estrada que só tem começo.

O autoconhecimento, entender quem somos e o que nos deixa satisfeitos, saciados além da matéria, do corpo e dos objetos que podemos comprar, talvez seja o começo dessa jornada. Recentemente, descobri o começo da minha felicidade, vi minha estrada, estou nela agora… é um caminho de risos e choros. Nessa estrada, minha sensibilidade é diferente, é mais real. Me emociono muito e as coisas parecem mais verdadeiras, conversam mais comigo. É um caminho bonito. Nele eu brigo um bocado, fico com raiva de pessoas que tentam me tirar da jornada… por vezes, até fico triste, mas prossigo, porque sou feliz.

Nessa estrada, que é o caminho que estou agora, sinto que felicidade é o nome que deram pras coisas que estão escondidas entre a alegria e a tristeza. Que felicidade não é o que faz rir o rosto. É o que faz rir a vida.

Published by

3 thoughts on “Vagalumes emitem luz, mas não clareiam

  1. Que belíssimo texto Lucas. Bastante profundo. Posso dizer que quando leio um texto e nele vou até o fim é porque me encontrei nele. Realmente a felicidade é algo complexo para quem não consegue captar a sua simplicidade. Parabéns meu caro amigo e colega de ofício. Boa Páscoa e um excelente dia.

    Liked by 1 person

  2. Obrigado, Tony. Sim, fico muito feliz com seu comentário. Também sou assim, vou até o fim quando o texto é bom e por isso fico ainda mais feliz de ler seu comentário e saber que foi até o fim rs obrigado e vida longa à escrita! 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s