A lua em mercúrio me traiu

Eu não quero criar inimigos, mas preciso dizer que ando um pouco irritado coma astrologia. E com algumas outras coisas que perdem a graça quando todo mundo começa a falar e a viver só delas: com o vídeo da jout jout (que eu sou fã), como as pessoas que agora só falam de crossfit e com as que só falam dos filmes do Oscar. Eu perco a vontade de ver ou de fazer as coisas de todo mundo.

Na verdade, a minha irritação é com as coisas que se tornam senso comum e acabam guiando a vida da maioria das pessoas para o mesmo lugar, o óbvio. Mas hoje eu resolvei descontar toda a minha raiva nos astros.

Eu ando irritado com a astrologia. Muita gente só fala, se justifica ou só faz coisas baseadas nos astros e nas energias que os planetas, que estão há nove bilhões de quilômetros de distância, emitem. Antes de tudo, nada contra quem gosta. Mentira. Tenho um pouco de ranço. Principalmente das que gostam demais dos outros planetas e não conseguem mais pisar com os pés na Terra. Das que não se levantam da cama sem sentir a energia dos astros, sem falar do mercúrio retrogrado ou mencionar a lua em vênus para dizer que está afim de transar.

Toda previsão é chata. Assim como tudo que é previsível. A astrologia, para mim, é os dois. É previsão previsível. Por isso, também tenho achado algumas pessoas meio chatas. Principalmente, as que só justificam suas vidas com os astros, os signos e as energias de outros planetas, como se fossem extraterrestres presos aqui na Terra. A minha briga é a favor da retomada do livre arbítrio.

Se a previsibilidade de uma vida baseada nos astros é fatal, a surpresa é o contrário: é vital. A surpresa é o elemento das coisas mais bonitas e interessantes. Por exemplo, a poesia só existe, só tem graça, só emociona ou incomoda porque há nela, obrigatoriamente, a vitalidade da surpresa. E para ser surpreendente, precisa ser livre, falar do que quer, brincar com a contradição de si mesma. Precisa, ao mesmo tempo, ser e não ser: “- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver! – Você é louco? – Não, sou poeta.”, de Mário Quintana. A liberdade de se contradizer, de viver em dois ou mais planetas ao mesmo tempo, está para a poesia como o ar para os seres terrestres.

Psicologicamente falando, e sem nenhum conhecimento profundo da psicologia ou dos astros, as previsões, os signos, as cartas, funcionam como uma desculpa para quem não tem coragem de ser livre. Ser livre dá trabalho e é muito arriscado. Você precisa decidir, todos os dias, o que fazer, o que vestir, de quem gostar, se vai casar, ter filhos, praticar esportes, o que vai ler, comer, beber, se vai dormir mais cedo ou mais tarde. As previsões, os astros, as cartas funcionam como uma chancela para as decisões óbvias que tomamos. Assim, sem coragem de nos guiarmos, nos desculpamos dos erros com os astros: “a lua estava em Áries, por isso não transei”. Isso me irrita.

Hoje eu acordei irritado. Olhei meu horóscopo e a lua estava em mercúrio.Virgem com lua em virgem. Ou seja, hoje eu acordei chato chato. Desculpa.

Published by

3 thoughts on “A lua em mercúrio me traiu

  1. Me desculpa a expressão, mas PUTA QUE PARIU!!! Puta que pariu bem grande!
    Impressionante como você consegue colocar em palavras coisas tão fortes, tão profundas, as vezes pesadas, com uma leveza sem igual!
    Sou amante e estudiosa do ser humano. Os comportamentos, os sentimentos e suas formas de pensar. Sim, sou completamente apaixonada pelo ser humano. Mas confesso que as vezes também acordo com a lua sei la onde e os astros de forma torta, e fico muito chata. E questiono os comportamentos, sentimentos e pensamentos das pessoas. Chego a odiá-las.
    Mas jamais conseguiria ser tão assertiva e tão amorosa quanto você.
    Sou muito sua fã.
    Obrigada por existir.
    E sigo desejosa de te conhecer, te dar um cheiro. Certeza que você é uma pessoa ainda mais incrível pessoalmente!
    Muitos Beijos!!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s